terça-feira, 8 de setembro de 2009

Projetos Sociais

Durante mais de dez anos atuando em projetos sociais tive a grata satisfação de conhecer pessoas incríveis, e essas experiências foram modificando minha forma de ver o mundo, de forma intensa.
Nos ultimos anos comecei a utilizar as minhas habilidades artisticas para a execução desses trabalhos. Essa nova visão de voluntariado começou em 2005, quando estive no Hospital Infantil Albert Sabin, durante 9 meses, trabalhando com uma equipe interdisciplinar, esse trabalho se transformou em uma exposição no Centro Cultural Dragão do mar, o trabalho constituia basicamente em desenhar as crianças que estavam no hospital. Logo em Seguida fui para o Lar de Idosos "Lar Torres de Melo" onde desenvolvi um trabalho com esses idosos e no meio de longas conversas pude produzir alguns quadros... e muitos aprendizados.
Em 2006 Iniciei um trabalho na Universidade Sem fronteiras, uma universidade para a Terceira idade, onde pude ensinar várias pessoas a arte de desenhar retratos, e para facilitar esse aprendizado, utilizei as Técnicas da Programação Neurolinguistica Sistêmica, e pude perceber sensíveis mudanças de comportamentos, atitudes, melhoria no aprendizado, coordenação motora e principalmente o bem estar e a auto-confiança dos meus alunos.
O próximo desafio foi ensinar desenho à uma comunidade carente em Fortaleza, com o auxilio de duas psicopedagogas Aparecida Lopes e Conceição Amorim, pudemos levar as Ferramentas da PNL e no decorrer de seis meses de trabalho uma mudança profunda e significativa nos relacionamentos interpessoais, pode ser observada além dos alunos terem desenvolvido a habilidade de desenhar.
No ano passado conheci uma pessoa encantadora Ana Maria Teles de Norões que desenvolveu uma metodologia baseada na educação biocêntrica, onde durante mais de 20 anos de pesquisa, ela pode desenvolver esse trabalho com mais de 100 mil crianças no IPREDE, no inicio o trabalho era com crianças com diversos níveis de desnutrição, e através do auto-conhecimento e da arte como linguagem, pode ajudar pessoas a se curarem de suas mazelas emocionais que propiciavam o que ela chama de "desnutrição emocional". O nome desssa metodologia é Teia da vida, e quem quiser pode conhecer um pouco mais do trabalho da Ana: www.teiadavida.com.br
Depois dessa fantástica experiência pude compreender o que é empreendedorismo social, e me fez rever as minhas atuações no social.
Hoje procuro estar envolvido em ações que promovam o crescimento individual e coletivo em organizações sociais, com o objetivo de empoderar as pessoas dos seus valores e aptidões.
As técnicas da PNL e do Coach me possibilitam desenvolver esse trabalho em instituições publicas e privadas, além dos projetos sociais.
Esse foi realmente um salto qualitativo na minha jornada, e por que não dizer um "Salto Quântico"
Segue algumas fotos de alguns trabalhos que foram especiais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário